terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aconteceu em: 11 de Dezembro

Aconteceu em 11 de dezembro:

1792 - É iniciado em Paris o julgamento do rei deposto da França, Luís XVI, que é condenado por alta traição e guilhotinado.
1826 - Falece Maria Leopoldina de Áustria, primeira imperatriz do Brasil. Maria Leopoldina nasceu em 1797.
1843 - Nasce Robert Koch, médico e bacteriologista alemão, descobridor do bacilo da tuberculose. Koch faleceu em 1910.
1890 - Nasce Carlos Gardel (foto), cantor de tango da Argentina. Gardel faleceu em 1935.
1910 - Nasce Noel Rosa, cantor, músico e compositor brasileiro. Noel Rosa faleceu em 1937.
1929 - Anunciado o projeto do Empire State Building em Nova York que, com 102 andares, chegou a ser edifício mais alto do mundo.
1930 - O Banco dos Estados Unidos em Nova York entra em falência por causa da Grande Depressão, gerada pela quebra da bolsa, em 1929.
1936 - O Rei Eduardo VIII do Reino Unido abdica da coroa para o irmão Jorge VI, para casar-se com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada.
1940 - Nasce David Gates, cantor e compositor norte-americano, ex-integrante da banda Bread.
1941 - Segunda Guerra Mundial: Alemanha nazi declara guerra aos Estados Unidos; A China declara guerra ao Japão, Itália e Alemanha; Cuba, Costa Rica, Nicarágua, República Dominicana e Guatemala declaram guerra à Alemanha e Itália.
1944 - Nasce Brenda Lee, cantora norte-americana.
1946 - John D. Rockefeller, Jr. oferece um terreno seu em Nova York para a construção da sede das Nações Unidas.
1946 - As Nações Unidas fundam em Nova York a Unicef, entidade voltada para o atendimento das necessidades básicas das crianças no mundo.
1950 - Nasce Christina Onassis, filha de Aristóteles Onassis. Christina faleceu em 1980.
1954 - Nasce Elizângela, atriz brasileira.
1954 - Nasce Jermaine Jackson, músico norte-americano, irmão de Michael Jackson.
1972 - Pouso da nave da missão Apollo 17 na Lua.
1981 - Um incêndio destrói 18 dos 22 andares do edifício Barão de Mauá, no Rio de Janeiro.
1989 - O empresário Abílio dos Santos Diniz, então vice-presidente do grupo Pão de Açúcar, é seqüestrado em São Paulo por cinco homens.
1997 - Assinatura do Protocolo de Quioto.
2002 - Falece Carlos Zara, ator brasileiro. Zara nasceu em 1930.
2011 - Falece Rodolfo Bottino, ator e chef. Bottino nasceu em 1959.


Hoje é Dia do Tango em Buenos Aires.


Carlos Gardel nasceu Charles Romuald Gardés em Toulouse, França, em 11 de dezembro de 1890. Sua mãe, Berthe, era pobre e solteira, e seu pai nunca assumiu qualquer responsabilidade pela criação do menino. Uma versão alternativa de sua história afirma que ele nasceu em Tacuarembó, no Uruguai, mas isso provavelmente se originou a partir do próprio Gardel, que sempre foi vago sobre suas origens. Em 1893, ele e a mãe mudaram-se para a Argentina, onde viviam na pobreza. Desde pequeno, Gardel gostava de cantar e sua voz agradava aos ouvintes. Em 1906, ele abandonou a escola e começou a usar o canto como forma de reforçar seu orçamento, cantando em esquinas, festas e comícios. Em 1910, passou a se apresentar regularmente no café O'Rondemann. Foi nessa época que adotou oficialmente o nome espanhol Carlos Gardel. Seu repertório consistia em músicas folclóricas e milongas. Em 1917, ele decidiu mudar para o tango, o que seria um marco em sua carreira.
Entre 1920 e 1935, Gardel percorreu a América Latina, os Estados Unidos e a Europa, onde conquistou admiração incondicional, especialmente como cantor, mas também pelos filmes que estrelou. 
Em 1935, no auge da carreira, ao realizar turnê pela América do Sul, Gardel morreu num choque entre o avião em que estava e outra aeronave, no aeroporto de Medellín, na Colômbia. Seus restos mortais foram transportados para a Argentina, onde foram sepultados, no cemitério de La Chacarita.
Gardel morreu ao lado do parceiro Alfredo Le Pera, com quem compôs alguns de seus tangos mais conhecidos, incluindo "Volver", "El dia que me quieras", "Por una cabeza" e "Cuando tu no estás".
Carlos Gardel foi a primeira estrela mundial do tango. Reverenciado como um ícone na Argentina desde a sua trágica morte, ele foi o primeiro cantor a adotar o tango como uma forma de canção popular. Abençoado com uma voz de barítono e talento para baladas tristes, ele ajudou a estabelecer uma parte importante da linguagem emocional do tango. Além disso, seu carisma e estilo fizeram dele um herói para inúmeros fãs que tinham origem humilde como a dele.
Em 2003, a voz de Carlos Gardel foi reconhecida como patrimônio da humanidade pela Unesco.

No vídeo, Carlos Gardel canta "Por Una Cabeza", que compôs com o brasileiro Alfredo Le Pera. A letra fala de um apostador compulsivo em corridas de cavalo que compara seu vício pelos cavalos com sua atração por mulheres.


0 comentários:

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites