quarta-feira, 6 de junho de 2012

Olimpíadas 2012 - Atletismo (Salto em Altura e Salto com Vara)

Os Saltos podem ser divididos em 4 categorias: Salto em Altura, Salto com Vara, Salto em Distância, Salto Triplo.
Hoje, falaremos sobre as categorias Salto em Altura e Salto com Vara. As demais serão abordadas no próximo post.


Salto em Altura

Vence quem conseguir passar o sarrafo na maior altura. Cada saltador tem 3 tentativas em cada altura. Em caso de empate, são considerados os resultados positivos de saltos anteriores, ou seja, o desempate é atribuído a aquele que passar o sarrafo nas primeiras tentativas.

Masculino

O recordista mundial, considerado um fenômeno na modalidade, é o cubano Javier Sotomayor (foto), que em 1993 estabeleceu a incrível marca de 2 metros e 45 centímetros. Dificilmente esta sua marca será quebrada em um futuro próximo. Durante sua carreira, Sotomayor conquistou 1 medalha de ouro e 1 de prata nas Olimpíadas, e venceu duas vezes o campeonato mundial, ficando duas vezes em vice.
Nas Olimpíadas de 2008 em Pequim, o vencedor foi Andrey Silnov, da Rússia, com 2,36m, seguido de Germaine Mason da Grã-Bretanha com 2,34m.
O líder do ranking em 2012 é o inglês Robert Grabarz com 2,33 m, seguido Ricky Robertson dos EUA e Dimitrios Chondrokóukos, da Grécia, com 2,32 m.
O Brasil não deverá ter atleta no salto em altura.
Nas Olimpíadas de Londres 2012, o evento terá sua fase preliminar realizada no dia 5 de agosto, e a final, com os 12 melhores classificados, dia 7 de agosto.

No clip, temos o fantástico salto de Javier Sotomayor, alcançando a marca de 2,45 metros, estabelecido em Salamanca, Espanha, em 1993.



Feminino

A recordista mundial é a búlgura Stefka Koustadinova, com 2,09m., marca esta estabelecida em 1987.
A lider do ranking em 2012 é a russa Anna Chicherova, com 2,02m, seguida de Chanté Love dos EUA com 2 metros.
O Brasil, como no masculino, não deverá ter saltadora nesta modalidade.
Nas Olimpíadas de Londres 2012, o evento terá sua fase preliminar realizada no dia 9 de agosto, e a final, com as 12 melhores classificadas, no dia 11 de agosto.


Salto com Vara

Como no salto em altura, vence quem passar o sarrafo na maior altura. Cada saltador tem 3 tentativas em cada altura. Em caso de empate, são considerados os saltos anteriores, e o desempate é atribuído a aquele que passar o sarrafo nas primeiras tentativas. 

Masculino 

O recordista mundial da modalidade é o também fenômeno Sergei Bubka, com 6,14 m., marca esta estabelecida em 1994. Bubka foi o primeiro saltador a ultrapassar a altura de 6 metros. Disputou 3 olimpíadas e conseguiu uma medalha de ouro.
Na Olimpíada de 2008 em Pequim, o vencedor foi Steven Hooker, da Austrália, com 5,96 m. (recorde olímpico), seguido de Evgeny Lukyanenko, da Rússia, com 5,85 m.
O líder do ranking em 2012 é o francês Renaud Lavillenie, com 5,90 metros, seguido do alemão Björn Otto com 5,82 m.
Fábio Silva será o representante brasileiro, ele que é o saltador na 11a. posição no ranking em 2012 com a marca de 5,70 m.
Na Olimpíada de Londres 2012, o evento terá sua fase preliminar realizada no dia 8 de agosto, e a final, com as 12 melhores classificados, dia 10 de agosto.

Feminino 

A recordista mundial é a russa Yelena Isinbayeva, com 5,06m, marca esta estabelecida em 2009. Yelena é bicampeã olímpica, com medalha de ouro em Sidney e Pequim, e franca favorita a alcançar sua terceira medalha de ouro.
A lider do ranking em 2012 (até a data de hoje) é a russa Alana Boyd, da Austrália, com 4,76m, mas as provas continuam. Com certeza, Yelena Isinbayeva deverá chegar às Olimpíadas com a melhor marca do ano, ela que voltou recentemente às pistas depois de uma interrupção em sua carreira.
O Brasil terá Fabiana Murer como representante. Fabiana decepcionou nas Olimpiadas de Pequim, quando houve uma estranha desaparição de sua vara de salto. Seus resultados recentes não tem sido bons, mal ultrapassando 4,5 metros - ela já saltou 4,85m no Campeonato Mundial realizado em Daegu, Coréia do Sul, em 2011, e foi a vencedora da competição.
Nas Olimpíadas de Londres 2012, o evento terá sua fase preliminar realizada no dia 4 de agosto, e a final, com as 12 melhores classificadas, dia 6 de agosto.

No clip, temos o salto do record mundial feita por Yelena Isinbayeva, alcançando 5,06m, numa competição em Zurique, Suíça.



1 comentários:

Insinbayeva é um fenômeno mesmo, o legal é que o ser humano sempre mostra que nunca alcançamos o limite.

Abraços Thomaz!

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites