domingo, 11 de abril de 2010

Receita de Domingo - Massa para Joelho, Italiano ou Nata


O Joelho é um salgadinho tradicional no Rio de Janeiro. Feito com massa de pão, presunto e queijo, é vendido em praticamente todas as padarias, pequenas lanchonetes e quiosques.
Na cidade vizinha ao Rio de Janeiro, Niterói, o mesmo salgado leva o nome de Italiano, que pode ser feito com ou sem cebola. Na cidade serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis, o mesmo salgado é popularmente chamado de "Nata", já que a massa antigamente era feita com nata.
Essa receita é simples e prática, e também fica ótima como base para sua pizza.


Massa para Joelho, Italiano ou Nata


Ingredientes:

30 g de fermento para pão
1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara de leite morno
500 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo


Recheio:

300 gramas de presunto
300 gramas de mussarela


Para Pincelar:

2 gemas
1 colher de sopa de óleo ou azeite


Modo de Preparo:

Dissolva o fermento no açúcar (misture até que eles se fundam e passem para o estado líquido), acrescente o leite morno e duas colheres de sopa de farinha de trigo. Misture e reserve até que a mistura cresça e forme uma espécie de espuma.
A parte, em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o sal e o óleo. Misture bem com a ponta dos dedos até formar uma farofa homogênea. Acrescente a mistura obtida com o fermento, o leite e o açúcar e misture até formar uma massa lisa. Não é necessário sovar a massa. Despeje duas colheres de sopa de óleo sobre a massa para não ressecar, cubra com um plástico e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos para que o fermento aja e a massa cresça (dobre de volume).
Com a ajuda de um rolo de pastel, abra a massa em uma superfície lisa, polvilhada com farinha de trigo. Corte-a em quadrados e coloque no meio desses quadrados uma fatia de queijo e uma de presunto (pode colocar 2 fatias de cada se quiser um super-joelho), dobre a massa por cima das fatias, de modo que elas fiquem no interior do joelho e aperte as extremidades para que o queijo não saia. Pincele a parte de cima dos joelhos com as gemas para dar aquele douradinho quando assados. Leve ao forno quente por 20 minutos aproximadamente (o suficiente para assar a massa e derreter o queijo).




3 comentários:

Que delícia!
Eu adoro esse salgado, lembro de sempre comprar qdo ia passear no Rio.
eh muito saboroso.

e agora temos a receita, obrigado!
bom domingo pra vcs.

Oi que bom encontra seu blog ,amei e já estou te seguindo .

Oi que bom encontra seu blog.Este joelho e uma das minhas massas de salgados preferida ,já estou te seguindo .

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites