quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A História Por Trás da Música - Daniel (Elton John)


"Daniel", canção de grande sucesso de Elton John, faz parte do álbum "Don't Shoot Me I'm Only the Piano Player" de 1973. A música foi escrita por John e seu letrista Bernie Taupin. Nos Estados Unidos a canção alcançou a 2ª posição na parada "Pop" e a 1ª posição na parada "Adult Contemporary" por duas semanas na primavera de 1973. No Reino Unido se tornou o "Top 5".
Bernie Taupin escreveu "Daniel" inspirado nos acontecimentos da Guerra do Vietnã. A letra (incluindo um verso no projeto original, que foi cortado da versão final) descreve um veterano, fictício, que ficou cego em consequência da guerra ("Seus olhos morreram / mas você vê mais do que eu") e viaja para a Espanha tentando fugir daqueles que estão ao seu redor ("você ainda sente a dor / das cicatrizes que não vão sarar?"), incluindo seu irmão mais novo, de cujo ponto de vista a história é contada.
"Daniel" foi a canção mais mal interpretada que eu já escrevi" - explicou Bernie, no "Two Rooms" tribute project - "A história era sobre um cara que voltou para uma pequena cidade do Texas, retornando da Guerra do Vietnã. Eles o elogiaram quando ele chegou em casa e trataram-no como um herói. Mas, ele só queria ir para casa, voltar para a fazenda e tentar voltar à vida que tinha levado antes. Eu queria escrever algo que fosse simpático ao povo que voltou para casa (depois da guerra)."

A letra, enigmática, gerou diversas especulações sobre quem seria "Daniel", o personagem da canção. A maioria dizia que a música tinha conotações homossexuais. Houve até quem dissesse que a canção era sobre um irmão do cantor que havia ficado cego. Outros afirmaram que Taupin teria composto "Daniel" depois de conhecer um soldado espanhol, chamado Daniel, que ficara cego de um olho na Guerra Civil Espanhola.

Abaixo, o clip traduzido de "Daniel", gravado em 1973.

1 comentários:

Oi Suzy!
Como disse antes, adorei o blog de vocês.
Te indiquei um selinho lá no meu blog. Passa lá e pega tá?
www.todamulherprecisa.com
Bjus.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites